A dualidade da escola brasileira na primeira metade do século XX: registros do INEP

Conteúdo do artigo principal

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explicitar as explicações sobre a dualidade da escola brasileira formuladas pelos intelectuais/pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, na primeira metade do século XX. Com este propósito foram analisados vinte e cinco
trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP, no período de 1944 a 1964, identificados com o descritor qualidade do ensino. Tendo como referência os aportes teóricos e metodológicos formulados por Wolf Lepenies para a história intelectual,
foram considerados o contexto histórico, o contexto institucional e o contexto cognitivo do discurso educacional publicado na REBP no período considerado, tornando possível evidenciar que as pesquisas realizadas no INEP na primeira metade do século XX identificaram, na origem da escola pública brasileira e na desigualdade social, a persistência histórica da desigualdade educativa e da dualidade da escola neste país.


Palavras chave: INEP (1944/1964); dualidade da escola, história intelectual

The duality of the brazilian school in the first half of the 20th century: records of INEP

Abstract


This paper aims at discussing the explanations about the dual education system, formulated by the INEP´s intellectuals/ researchers in the early 20th century. For this purpose, twenty-five academic articles, published between 1944 and 1964, in the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP), were analyzed and identified by the keyword 'quality of teaching'. The Wolff Lepenies´s
theoretical and methodological reference was used for the intellectual history, considering the historical, the institutional and the cognitive contexts of the educational discourse published in the RBEP in this period. The results show that it was possible to identify, in the collected data, the historical persistence of educational inequalities and the dual
education system in Brazil since the origin of the Brazilian public school.


Keywords: INEP (1944/1964), duality of school, intellectual history

La dualidad de la escuela brasileña en la primera mitad del siglo XX: registros del INEP

Resumen


El objetivo de este artículo es explicitar las explicaciones sobre la dualidad de la escuela brasileña formuladas por los intelectuales/investigadores del INEP en la primera mitad del siglo XX. Con este propósito, veinticinco trabajos publicados en la Revista de Estudios Pedagógicos - RBEP, en el periodo de 1944 a 1964, fueron analizados e identificados con la palabra clave 'calidad de la enseñanza'. Los aportes teóricos y metodológicos
formulados por Wolff Lepenies fueron utilizados como referencia para la historia intelectual, considerando los contextos histórico, institucional y cognitivo del discurso educacional publicado en la RBEP en este periodo. Fue posible evidenciar en las investigaciones realizadas en el INEP, en la primera mitad del siglo XX, la persistencia histórica de la desigualdad educativa y la dualidad de la escuela en Brasil desde el origen de la escuela pública brasileña.


Palabras clave: INEP (1944/1964); dualidad de la escola, historia intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Tiballi, E. F. A. (2017). A dualidade da escola brasileira na primeira metade do século XX: registros do INEP. Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1101–1117. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38487
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: tiballi@terra.com.br