O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), em Bagé/RS
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Resumo
Este artigo é resultado da tese de doutoramento: A Sistematização da Educação Pública Municipal no Governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS. Nesse sentido, tem como objetivo dialogar sobre o processo de configuração do município pedagógico e do sistema educacional municipal na terceira década da Primeira República no município de Bagé/RS, bem como discutir o papel desempenhado pelo município enquanto promotor da educação primária, secundária, artística e física. Neste sentido, no processo de reconstrução da história das políticas públicas educacionais pensadas e/ou realizadas pela Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929),
subsidiamos nossas análises com base nos Relatórios Intendenciais, Relatórios de Orçamento e notícias veiculadas pelos periódicos editados na cidade de Bagé pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentos.
Palavras-chave: Município Pedagógico, Sistema Educacional Municipal, Políticas Públicas de Educação.
The pedagogical municipality and constitution of the municipal educational system in the administration of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in Bagé, RS, Brazil
ABSTRACT
This article is result of the PhD research: The Systematization of Public Education in the Municipal Government of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in the city of Bagé/RS. In this sense, aims dialogue about the process of setting the county educational system and educational city in the third decade of the First Republic in the city of Bagé/RS,
as well as discussing the role of the municipality as a promoter of primary, secondary, artistic and physics. In this sense, the process of reconstruction of the history of educational politics designed and/or implemented by the Stewardship Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), we subsidize our analyzes based on Intendenciais reports,
budget reports and news published by journals published in the city Bagé through the prism of historical-critical methodology, providing a framework empirical able to articulate the relationship between written and non- written documents.
Keywords: City Pedagogical, Educational System Municipal, Public Policy Education.
El municipio pedagógico y la constitución del sistema educativo municipal en el período de la intendencia de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), en Bagé/RS
RESUMEN
Este artículo es el resultado de la tesis doctoral: La sistematización Educación Pública Municipal en el Gobierno de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) en la ciudad de Bagé/RS. En este sentido, se pretende hablar sobre el proceso de creación de consejo pedagógico y el sistema educativo municipal en la tercera década de la Primera República
en la ciudad de Bagé / RS, así como discutir el papel del municipio como promotor de primaria, secundaria, artística y física. En este sentido, el proceso de reconstrucción de la historia del pensamiento de la política pública educativa y / o llevado a cabo por Intendente Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), subvencionamos nuestros análisis
basado en Intendenciais informes, informes sobre el presupuesto y los informes de las revistas publicadas en la ciudad Bage a través del prisma de la metodología históricocrítica, y un marco empírico capaz de articular la relación entre documentos escritos y no escritos.
Palabras clave: Condado Pedagógica, Sistema Educativo Municipal, Políticas de Educación Pública
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