O livro do professor "Didáctica das Lições do 1.º ano do Ensino Primário Rural" em Angola nos anos 60: descrição geral
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
Neste artigo descrevemos um livro do professor, usado na Província de Angola em 1962, para orientação do ensino dos alunos do 1.º ano do ensino primário rural dessa região. O livro analisado ilustra como era o ensino para os alunos que iniciavam a frequência escolar em zonas rurais e que incluía crianças indígenas. Este livro testemunha aspetos didáticos de vanguarda relativamente ao que se verificava em Portugal continental na época.
Palavras-Chave: Ensino elementar; Livro de texto; Ãfrica; Portugal; Educação.
The Teacher's book: "Didactics of the lessons of the 1ST year of rural primary education", in Angola in the 60s - an overview
Abstract
In this paper we describe a teacher's book, used in 1962 in the Province of Angola in order to guide the education of students in the 1st year of elementary school in this rural region. This book shows how the teaching for students who started school attendance in rural areas including indigenous children. In the book we can find didactic aspects of avant-garde relative to what it was in continental Portugal at that time.
Keywords: Elementary education; Text book; Africa; Portugal; Education.
Libro del profesor: "Didáctica de las Lecciones del primer año de enseñanza primaria rural" en Angola en los años 60: descripción general
Resumen
En este artículo se describe el libro de un profesor, que se utiliza en la provincia de Angola en 1962 para guiar la educación de los estudiantes en el primer año de la educación primaria rural en la región. El libro analizado ilustra cómo era la escuela para los estudiantes que iniciaron la asistencia escolar en las zonas rurales y que incluían los niños indígenas. Este libro testigo aspectos didácticos de vanguardia en relación a lo que ocurrió en Portugal continental en el momento.
Palabras clave: La educación primaria; Libro de texto; Ãfrica; Portugal; Educación.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).