Instituto Teresa Valsé Pantellini: um compromisso com a formação da mulher (1959-1971)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse estudo tem, por objetivo, historiar a gênese do Instituto Teresa Valsé Pantellini em Uberlândia, MG, com a finalidade de construir uma interpretação de seu aparelho educacional compreendido entre os anos de 1959 - data de sua instalação na cidade - ao início de 1971, ano em que a escola passou a admitir a matrícula de alunos do sexo masculino. Em síntese, tal pesquisa visou analisar a construção de seu espaço físico, a vida escolar, a participação da sociedade para a efetivação da Instituição - atualmente sediada na Avenida Mato Grosso, 1625, no Bairro Brasil - e a contribuição dessa escola para o desenvolvimento da cidade. Esta temática é considerada relevante por contribuir com o conhecimento sobre o processo de construção das estruturas educacionais de Uberlândia. Para tanto, foram privilegiadas as fontes documentais arquivadas na instituição, a imprensa local, além das fontes obtidas através de entrevistas com as Irmãs salesianas, com os ex-alunos e com exprofessoras, protagonistas no período em apreço.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Teodoro, J. C. O., & Araujo, J. C. S. (2010). Instituto Teresa Valsé Pantellini: um compromisso com a formação da mulher (1959-1971). Cadernos De História Da Educação, 8(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3718