A educação comparada: um contexto da escola primária no período de 1889 a 1930 em Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso a partir das mensagens de Estado

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Sérgio José Both
José Carlos Souza Araújo

Resumo

Resumo
Este artigo tem o objetivo de comparar a institucionalização da escola primária nos três estados, com a finalidade de emitir conceitos comparativos, a partir das Mensagens dos Presidentes, observando as categorias de análise que perpassam pelo ideário político educacional da escola primária, no período de1889 a 1930. E analisar a escola primária, no início do Período Republicano, a partir da Educação Comparada, na configuração política educacional maranhense, mineira e matogrossense, no período de 1889 a 1930, por meio das Mensagens de governo e, ainda, analisar os avanços das reformas educacionais, a organização do ensino primário, desenvolvidos nos três estados na instalação dos grupos escolares sendo no Maranhão em 1903, Minas Gerais em 1906 e somente no Mato Grosso em 1910. As Mensagens direcionam o discurso, a mudança política do Poder Executivo e o procedimento administrativo do governo, envolvendo as categorias intraescolar e extraescolar.


Palavras Chave: Escola Primária; Período Republicano; Mensagens.

Abstract
This article aims to compare the institutionalization of primary school in three states, with the aim of issuing a comparative concepts, from the posts of Presidents, noting the categories of analysis that underlie the political ideas of primary school education in the period de1889 1930. And analyze primary school at the beginning of the Republican period, from the Comparative Education in setting educational policy Maranhão, Minas Gerais and Mato Grosso, in the period 1889-1930, through government posts, and also analyze the progress of reforms educational organization of primary education, developed in three states in the installation of school groups being in 1903 in Maranhão, Minas Gerais in 1906 and only in Mato Grosso in 1910. Messages direct speech, political change
of the executive branch of government and administrative proceedings involving the categories and intraescolar extraescolar.


Key words: Primary Scholl; Republican Period; Messages

Resumen
Este artículo tiene el objetivo de comparar la institucionalización de la escuela primaria en los tres estados, con la finalidad de emitir conceptos comparativos, a partir de los Mensajes de los Presidentes, observando las categorías de análisis que recorren por el ideario político educativo de la escuela primaria, en el periodo de 1889 a 1930. Y analizar la escuela primaria, en el inicio del Periodo Republicano, a partir de la Educación Comparada, en la configuración política educativa maranhense, mineira e matogrossense, en el periodo de 1889 a 1930, por medio de los Mensajes de gobierno y, aun, analizar los avances de las reformas educativas en la organización de la enseñanza primaria, desarrollados en los tres estados en la instalación de los grupos escolares siendo en
Maranhão en 1903, Minas Gerais en 1906 y solamente en Mato Grosso en 1910. Los mensajes direccionan el discurso, el cambio de la política en el Poder Ejecutivo y el procedimiento administrativo del gobierno, envolviendo las categorías intraescolar y extraescolar.


Palabras-Clave: Escuela Primaria; Periodo Republicano; Mensajes.

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Como Citar
Both, S. J., & Araújo, J. C. S. (2016). A educação comparada: um contexto da escola primária no período de 1889 a 1930 em Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso a partir das mensagens de Estado. Cadernos De História Da Educação, 15(2), 863–888. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/36166
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sérgio José Both, Universidade do Estado do Mato Grosso

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Uberlândia. Professor de História em Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. Professor substituto de
Filosofia e Sociologia na Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus Tangará da Serra). E-mail:
sergioboth@hotmail.com

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Programa de Pós-
Graduação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:
jcaraujo.ufu@gmail.com