A Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e a implantação do Ensino Superior em Uberaba (Minas Gerais, Brasil) na década de 1950

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Neirimar de Castilho Ferreira
Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

Resumo
Trata-se da comunicação de resultados finais de investigação no campo da História da Educação, na temática específica da História das Instituições Escolares, que teve como objeto a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, com destaque para as motivações de sua criação e para seu funcionamento inicial, o que compreendeu desde 1947, ano de sua autorização, até o ano de seu reconhecimento, em 1950. A investigação foi desenvolvida com subsídios consistentes das principais referências teórico-metodológicas da pesquisa historiográfica sobre as instituições escolares, notadamente, Magalhães (1998, 1999, 2004) e Nosella; Buffa (2009), que contribuíram com as principais categorias de análise utilizadas na presente investigação, colaborando, deste modo, para o refinamento da análise histórica-educacional sobre as primeiras iniciativas relacionadas ao ensino superior na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, Brasil, em específico, sobre a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro.
Palavras-chave: História da Educação. Ensino Superior. Instituições Escolares.

The Dentistry School of the Minas Triangle Region and implementation of Higher Education in Uberaba (Minas Gerais, Brazil) in the 1950's

Abstract
This study communicates the final results of an investigation in the field of History of Education, specifically within the theme of the History of School Institutions, the object of which was the Dentistry School of the Minas Triangle region (Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro), Brazil, highlighting the reasons for its establishment and its initial operation, encompassing the period from 1947, the year it was authorized, to the year of its recognition, 1950. The investigation was developed under the solid support of the main theoretical-methodological references of historiographical research in regard to school institutions, notably, Magalhães (1998, 1999, 2004) and Nosella and Buffa (2009), which contributed the main categories of analysis used in the present investigation. Consequently, this framework collaborated in refining the historical-educational analysis regarding the first initiatives related to higher education in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil, and, specifically, in regard to the Dentistry School of the Minas Triangle region.
Keywords: History of Education. Higher Education. School Institutions.


La Facultad de Odontología del Triángulo Minero y la implantación de la Enseñanza Superior en Uberaba (Minas Gerais, Brasil) en la década de 1950

Resumen
Se trata de la comunicación de resultados finales de investigación en el campo de la Historia de la Educación, en la temática especifica de la Historia de las Instituciones Escolares, que tuvo como objeto la Facultad de Odontología del Triángulo Minero, con destaque para las motivaciones de su creación y para su funcionamiento inicial, el que comprendió desde 1947, año de su autorización, hasta el año de su reconocimiento, en 1950. La investigación fue desarrollada con subsidios consistentes de las principales referencias teórico-metodológicas de la investigación historiográfica sobre las instituciones escolares, notadamente, Magalhães (1998, 1999, 2004) e Nosella; Buffa (2009), que contribuyeron con las principales categorías de análisis utilizadas en la presente investigación, colaborando, de este modo, para el refinamiento del análisis histórico-educacional sobre las primeras iniciativas relacionadas con la enseñanza superior en la ciudad de Uberaba, en Minas Gerais, Brasil, en específico, sobre la Facultad de Odontología del Triángulo Minero.
Palabras-clave: Historia de la Educación. Enseñanza Superior. Instituciones Escolares.

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Como Citar
Ferreira, N. de C., & Gatti, G. C. do V. (2016). A Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e a implantação do Ensino Superior em Uberaba (Minas Gerais, Brasil) na década de 1950. Cadernos De História Da Educação, 15(2), 793–807. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35560
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Neirimar de Castilho Ferreira, Universidade de Uberaba

Professora de Planejamento de Comunicação do Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Mestre em Educação: Processos educacionais e seus fundamentos, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. E-mail: neirecastilho@gmail.com

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Beneficiária do Edital Universal da Fapemig. E-mail:giseli.vale.gatti@gmail.com