O mito do Ruralismo Pedagógico - sua concretização nos ritos vivenciados na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
O estudo sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN), cujo recorte temporal foi os anos de 1934 a 1939, objetiva estabelecer relação entre o mito, os ritos vivenciados e as práticas associadas ao conceito de Ruralismo Pedagógico. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na relação entre mito e realidade segundo Roland Barthes e Mircea Eliade como também na perspectiva de micro-história, baseada em Carlo Ginzburg. Assim, compreende-se ter a ENRJN formulado uma maneira de lidar com o ideal do Ruralismo Pedagógico, indo além dos aspectos de formação profissional e constituindo-o um mito, por meio dos discursos elaborados e das práticas vivenciadas.
Palavras-chave: Mitos; Ritos; Escola Normal Rural.
The myth of the Pedagogical Ruralism - its implementation in rites experienced in the Rural Normal School of Juazeiro do Norte
Abstract
The study about the Rural Normal School of Juazeiro do Norte (ENRJN), whose time frame was the years 1934 to 1939, aims to establish the relationship between myth, experienced the rites and practices associated with the concept of Pedagogical Ruralism. The theoretical and methodological framework is based both on the relationship between myth and reality according to Roland Barthes and Mircea Eliade as well as from the perspective of micro-history, based on Carlo Ginzburg. Thus, it is understood ENRJN have formulated a way to deal with the ideal of Pedagogical Ruralism, going beyond aspects of training and constituting it a myth, through the elaborate discourses and practices experienced.
Keywords: Myths; rites; Rural Normal School.
El mito del Ruralismo Pedagógico - su concreción en los ritos
vividos en la Escuela Normal Rural de Juazeiro del Norte
Resumen
El estudio sobre la Escuela Normal Rural de Juazeiro del Norte (ENRJN), cuyo recorte temporal fue los años de 1934 hasta 1939, objetiva establecer relación entre el mito, los ritos vividos y las prácticas asociadas al concepto de Ruralismo Pedagógico. El referencial teórico-metodológico se fundamenta en la relación entre mito y realidad según Roland Barthes y Mircea Eliade así como en la perspectiva de microhistoria, basada en Carlo Ginzburg. De ese modo, se comprende que la ENRJN haya formulado una manera de lidiar con el ideal del Ruralismo Pedagógico, yendo más allá de los aspectos de formación profesional y constituyéndolo un mito, por medio de los discursos elaborados y de las prácticas vividas.
Palabras-clave: Mitos; Ritos; Escuela Normal Rural.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).