A Escola Vocacional Américo Renê Giannetti e a aprendizagem industrial em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil (1962-1982)

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Maria Odete Pereira Mundim
Carlos Henrique de Carvalho
Décio Gatti Júnior

Resumo

Resumo
Este trabalho faz a análise do processo de criação e de funcionamento da Escola Vocacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia, posteriormente denominada Américo Renê Giannetti, em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, no período compreendido entre 1962 e 1982. Buscou-se apreender a situação específica em termos nacionais, estaduais e locais que antecedeu e que motivou a criação desta instituição, em um momento de políticas estatais direcionadas para o desenvolvimento brasileiro. Nesse cenário de industrialização foi ampliada a demanda por mão de obra qualificada, situação que levaria o setor empresarial a pleitear junto ao setor político, a criação de escolas de ensino profissionalizante. Sob estas condições houve a criação e funcionou em Uberlândia a Escola Vocacional Américo Renê Giannetti, sobre a qual serão destacadas: criação, proposta pedagógica, funcionamento, público e a descaracterização sofrida na década de 1980. Palavras chave: Educação, Desenvolvimento, Escola Vocacional, Minas Gerais, Uberlândia.

The Américo Renê Giannetti Vocational School and industrial training in Uberlandia, Minas Gerais, Brazil (1962-1982)

Abstract
This study is an analysis of the process of establishment and operation of the Industrial Training Vocational School of Uberlandia (Escola Vocacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia), later called Américo Renê Giannetti, in Uberlandia, Minas Gerais, Brazil, in the period from 1962 to 1982. An attempt was made to understand the specific situation in national, state, and local terms that preceded and that motivated the establishment of this institution at a time of government policies directed to Brazilian development. In this scenario of industrialization, the demand for qualified labor increased, a situation which would lead the business sector to request the public sector to create professional training schools. Under these conditions, the Américo Renê Giannetti Vocational School was established and operated in Uberlandia, here highlighting the following aspects: establishment, pedagogical proposal, operation, student body, and the decharacterization it underwent in the 1980s.
Keywords: Education, Development, Vocational School, Minas Gerais, Uberlandia.

La Escuela Vocacional Américo Renê Giannetti y el aprendizaje industrial en Uberlândia, Minas Gerais, Brasil (1962-1982).

Resumen: En este trabajo se realiza el análisis del proceso de creación y de funcionamiento de la Escuela Vocacional de Aprendizaje Industrial de Uberlândia, posteriormente denominada Américo Renê Giannetti, en Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, en el período comprendido entre 1962 y 1982. Se buscó aprehender la situación específica en los ámbitos nacional, estadual y local, que antecedió y que motivó la creación de esta institución, en un momento en que las políticas estatales se orientaban para el desarrollo brasileño. En ese escenario de industrialización, se amplió la demanda de mano de obra calificada, situación que llevaría a los sectores empresarial y político a exigir la creación de escuelas de enseñanza profesional. En estas condiciones se dio la creación y funcionó en Uberlândia la Escuela Vocacional Américo Renê Giannetti, sobre la cual serán destacadas: creación, propuesta pedagógica, funcionamiento, público y descaracterización sufrida en la década de 1980.
Palabras claves: Educación, Desarrollo, Escuela Vocacional, Minas Gerais, Uberlândia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Mundim, M. O. P., Carvalho, C. H. de, & Júnior, D. G. (2016). A Escola Vocacional Américo Renê Giannetti e a aprendizagem industrial em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil (1962-1982). Cadernos De História Da Educação, 15(2), 559–581. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35544
Seção
Dossiê: Experimentalismo no Ensino Secundário nos anos 1950 e 1960
Biografia do Autor

Maria Odete Pereira Mundim, Faculdade ESAMC de Uberlândia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente e coordenadora acadêmica da Faculdade ESAMC de Uberlândia. E-mail: momundim@gmail.com

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado realizado na Universidade de Lisboa. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. E-mail: chc@ufu.br

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. E-mail: degatti@ufu.br