As inovações pedagógicas do Ensino Secundário brasileiro nos anos 1950/1960: apontamentos sobre as classes integrais do Colégio Estadual do Paraná
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
Este texto apresenta algumas questões sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, uma das propostas de inovação pedagógica do ensino secundário brasileiro realizadas entre os anos finais da década de 1950 e meados dos 1960. Localizando a experiência desenvolvida em solo paranaense no conjunto das demais iniciativas de alcance nacional que atenderam pela denominação Classes Experimentais, são evidenciadas algumas das particularidades das Classes Integrais ressaltando as contribuições para o atendimento das demandas necessárias a transformação do ensino secundário, em especial, quanto à democratização do acesso a esse nível de ensino e a necessidade de deixar de ser exclusividade às classes mais abastadas. As Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná procuraram desenvolver um currículo adaptado às condições dos alunos e às solicitações de uma sociedade democrática em crescente fase de industrialização, urbanização e modificada pelas novas descobertas científicas.
Palavras-chave: ensino secundário; inovações pedagógicas; classes integrais.
The educational innovations in Brazilian secondary school in 1950s/1960s: notes about Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná
Abstract
This paper presents some questions about the Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná, a pedagogical innovation proposals of Brazilian secondary school realized between the ends of 1950s and the middle of 1960s. Locating the experience developed in Paraná in all the other nationwide initiatives that met the Classes Experimentais denomination, are showed particularities of the Classes Integrais highlighting contributions to reach the transformation of secondary school, in particular regarding the democratization of access to this level of education and the need to stop being exclusivity of upper classes. The Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná developed a curriculum adapted to the conditions of students and the demands of a democratic society in ascending phase of industrialization, urbanization and changed by new scientific discoveries.
Keywords: secondary school; pedagogical innovation; classes integrais.
Las innovaciones pedagógicas de la enseñanza secundaria brasileña en los años 1950/1960: notas sobre las Clases Integrales del Colegio Estatal
de Paraná
Resumen
Este texto presenta algunas cuestiones sobre las Clases Integrales del Colegio Estatal de Paraná, una de las propuestas de innovación pedagógica de la enseñanza secundaria brasileña realizadas entre los últimos años de la década de 1950 y mediados de 1960. Localizando la experiencia desarrollada en suelo paranaense en el conjunto de las demás iniciativas de alcance nacional que respondieron por la denominación Clases Experimentales, son destacadas algunas de las particularidades de las Clases Integrales resaltando las contribuciones para el tratamiento de las demandas necesarias para la transformación de la enseñanza secundaria, en especial, en cuanto a la democratización del acceso a este nivel de enseñanza y la necesidad de dejar de ser exclusiva a las clases altas. Las Clases Integrales del Colegio Estatal de Paraná buscaron desarrollar un currículum adaptado a las condiciones de los estudiantes y a las demandas de una sociedad democrática en creciente fase de industrialización, urbanización y modificada por los nuevos descubrimientos científicos.
Palabras clave: enseñanza secundaria; innovaciones pedagógicas; clases integrales.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).