A FORMAÇÃO DE "BONS CRISTÃOS E VIRTUOSOS CIDADÃOS" NA PRINCESA DO SERTÃO: O COLÉGIO MARISTA DIOCESANO DE UBERABA (1903-1916)

Conteúdo do artigo principal

Washington Abadio da Silva
Décio Gatti Júnior

Resumo

Pesquisa no campo da História das Instituições Educacionais, cujo objeto foi o Colégio Marista Diocesano de Uberaba, no período de 1903 a 1916, com o objetivo de conhecer o seu processo de criação e implantação. A Instituição Marista, desde sua origem até os primeiros tempos em que se estabeleceu em Uberaba, revelou e manteve sua identidade confessional católica, empenhando-se por fazer da educação um espaço de explicitação de suas crenças a respeito da pessoa humana e da sociedade. Sua vinda e estabelecimento naquela cidade foi iniciativa e realização praticamente exclusiva de eclesiásticos. O lema "formar bons cristãos e virtuosos cidadãos" condensa toda uma visão a respeito da educação e dos sujeitos nela envolvidos. E o "espírito de família", princípio que rege primeiramente a própria vida daqueles religiosos, foi também o grande princípio educativo daquela Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, W. A. da, & Gatti Júnior, D. (2008). A FORMAÇÃO DE "BONS CRISTÃOS E VIRTUOSOS CIDADÃOS" NA PRINCESA DO SERTÃO: O COLÉGIO MARISTA DIOCESANO DE UBERABA (1903-1916). Cadernos De História Da Educação, 2. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/343
Edição
Seção
Dossiê: História das Instituições Escolares I