AS SINGULARIDADES DO GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE (UBERABINHA - MG, 1915-1929)

Conteúdo do artigo principal

Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
Carlos Henrique de Carvalho

Resumo

Trata-se de um estudo que objetiva investigar as especificidades do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, no período compreendido entre 1915 a 1929, num primeiro momento. Em seguida analisaremos as relações desta instituição de ensino com a propagação do ideário republicano na Uberabinha de outrora, pois a criação de uma escola mais racionalizada e padronizada atendia às necessidades de um projeto de integração social e política julgado fundamental para a consolidação da República. Por isso, a escola primária era concebida como fator de ordem e moralização pública e a democratização e a renovação do ensino consideradas condições imprescindíveis para a consecução do imaginário republicano de progresso e reforma social. Portanto, objetivou realizar um estudo que focalizasse a criação do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, como também a sua importância enquanto canal de propagação do ideário republicano nas primeiras décadas do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, L. B. de O. B. de, & Carvalho, C. H. de. (2008). AS SINGULARIDADES DO GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE (UBERABINHA - MG, 1915-1929). Cadernos De História Da Educação, 2. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/340
Edição
Seção
Dossiê: História das Instituições Escolares I