A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÃRIA NO INTERIOR DAS GERAES: O GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA COMO CONQUISTA DA RE(S)PÚBLICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A gênese da instrução pública primária no interior das Geraes teve origem nos primórdios da República, inaugurando os três primeiros grupos escolares do Triângulo Mineiro, por volta de 1908. Entre eles, o de Villa Platina, no município de Ituiutaba. Em 1930, um incêndio destruiu a memória documental do grupo. Os objetivos do estudo foram a reconstrução histórica dessa instituição escolar; a contextualização da emergência da escola laica e pública no Triângulo Mineiro; a análise da prática pedagógica da professora Alzira Alves Vilella. Os documentos remanescentes em mãos de particulares, diário de classe, planos de aulas, entrevistas com alunos da primeira turma (1910), jornais da época (Gazeta de Uberaba) ressignificaram a emergência de uma das primeiras Escolas Estaduais do Triângulo Mineiro. Finalmente, no diário de classe e planos de aulas têm-se os conteúdos, entre eles a poesia "Salve 14 de julho" de Castro e Souza, que revelam, juntamente às lições de francês, a influência da Modernidade e da cultura dominante.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ribeiro, B. de O. L., & Silva, E. F. da. (2008). A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÃRIA NO INTERIOR DAS GERAES: O GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA COMO CONQUISTA DA RE(S)PÚBLICA. Cadernos De História Da Educação, 2. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/328
Edição
Seção
Dossiê: História das Instituições Escolares I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).