IMAGEM E HISTÓRIA: O ENSINO DA ARTE NAS FOTOGRAFIAS E PINTURAS DE ALFREDO ANDERSEN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa pinturas e fotografias produzidas pelo artista e professor norueguês Alfredo Andersen que se radicou no estado do Paraná em 1892. Estas imagens representam as atividades desenvolvidas na escola de arte fundada pelo artista em 1902, em Curitiba, e que esteve sob sua condução até 1935, ano de sua morte. Observando estas imagens como portadoras de indícios das práticas e métodos adotados, procurou-se compreender os procedimentos didáticos, a organização do ambiente escolar e o discurso artístico praticado pelo professor e artista. Com base nas fotografias e pinturas conservadas pelo Museu Alfredo Andersen este artigo analisa o uso de imagens como fontes para a história da educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Antonio, R. C. (2015). IMAGEM E HISTÓRIA: O ENSINO DA ARTE NAS FOTOGRAFIAS E PINTURAS DE ALFREDO ANDERSEN. Cadernos De História Da Educação, 14(2). https://doi.org/10.14393/che-v14n2-2015-16
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).