UMA FONTE INÉDITA PARA HISTORIAR A RECEPÇÃO DE COMENIUS NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da descoberta de um número da revista A Escola Normal editado no Rio de Janeiro em 1926 e dedicado inteiramente a Comenius é feita neste trabalho uma análise da recepção do educador morávio na educação brasileira nas primeiras décadas do século passado. O artigo procura identificar as diversas representações da obra de Comenius em circulação nos meios educacionais da época e que estão presentes no periódico carioca. Revelando aspectos importantes da reforma educacional então empreendida no Distrito Federal por Carneiro Leão, essa fonte traz subsídios que consideramos relevantes para o debate acerca do significado do movimento escolanovista para a educação no Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Kulesza, W. A. (2015). UMA FONTE INÉDITA PARA HISTORIAR A RECEPÇÃO DE COMENIUS NO BRASIL. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-22
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).