O ALUNO SOB MEDIDA: COMO A ESCOLA REGISTRA SEUS ALUNOS?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, pretendemos construir um caminho que ajude a visualizar, através de múltiplas leituras, as formas de registro de medida escolar acionadas em diferentes décadas do século XX e que evidenciam discursos e práticas de avaliação. Documentos da escola, aliados a outros vinculados ao aparelho burocrático do Estado, apontam para diferentes aspectos da cultura escolar que analisaremos, aliando a reflexão a aspectos materiais dos registros. Para fazê-lo, utilizamos parte do acervo de um grupo escolar catarinense, escolhido pela riqueza da documentação e pelo padrão que este tipo de escola representa na construção do projeto de escolarização da infância. A investigação possibilitou localizar diferentes formatos de registros que "sobreviveram" ao tempo e ao processo de descarte, oferecendo-nos pistas sobre práticas escolares utilizadas para aferir o conhecimento dos escolares entre os anos de 1934 e 1971.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silva, C. R. C. da, & Silva, V. L. G. da. (2015). O ALUNO SOB MEDIDA: COMO A ESCOLA REGISTRA SEUS ALUNOS?. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-10
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).