O CURRÃCULO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II - IMPÉRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente trabalho apresentamos o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) que teve como objetivo compreender a constituição e as características do currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II durante o Império, com base na análise dos programas de ensino e nos livros didáticos elaborados pelos professores catedráticos do Colégio. Iniciamos o estudo com uma breve introdução, no intuito de mostrar as mudanças na escrita da História ao longo do século XIX e apresentar a concepção da disciplina que predominou no período. O referencial teórico que tomamos como base para o estudo do currículo da disciplina História foram as concepções do teórico inglês Ivor Goodson sobre o currículo prescrito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Santos, B. B. M. dos. (2015). O CURRÃCULO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II - IMPÉRIO. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-4
Edição
Seção
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).