A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa as diferentes formas de imaginar a nação brasileira e tem como foco a criação histórica desta nação nos livros didáticos de história do Brasil. As fontes principais de análise foram os livros de História do Brasil publicados para o ensino secundário brasileiro nas primeiras décadas do século XIX e que correspondem à primeira fase da historiografia didática nacional: o Resumo de Historia do Brasil de Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, de 1831, e o Compendio da Historia do Brasil, de José Ignacio de Abreu e Lima, publicado em 1843.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gasparello, A. M. (2015). A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-3
Edição
Seção
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).