DOS DIREITOS DECLARADOS: UMA HISTÓRIA (RE)CONTADA SOBRE A INFÂNCIA DE DIREITOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo propõe-se a abordar aspectos emblemáticos da trajetória dos direitos das crianças, que historicamente foram engendrando práticas de governamento e de reconhecimento social da criança enquanto sujeito de direitos. A partir de um recorte de produções bibliográficas que analisam o tema, busca problematizar documentos elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como outros documentos produzidos em diferentes contextos históricos no Brasil, de forma a compreender como tais legislações, ao posicionarem as crianças discursivamente como sujeitos de direitos, possibilitaram a emergência de uma infância de direitos em nossa sociedade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Hickmann, R. I. (2015). DOS DIREITOS DECLARADOS: UMA HISTÓRIA (RE)CONTADA SOBRE A INFÂNCIA DE DIREITOS. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-21
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).