CORPO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EM MERLEAU-PONTY
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Corpo, Educação e Pedagogia em Merleau-Ponty é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento educativo e pedagógico de Merleau-Ponty para a sua fenomenologia. Ainda que o Corpo seja uma categoria fenomenológica, ele é, simultaneamente, um elemento principal para compreender como se educa. Desta forma, a teoria da Gestalt constitui-se num fundamento para se compreender o mundo da criança (que difere da natureza da criança). A análise da teoria da educação e da metodologia pedagógica de Merleau-Ponty revela os princípios filosóficos, fenomenológicos e ontológicos que atravessam toda a obra do filósofo francês.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pinho, R. V. (2015). CORPO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EM MERLEAU-PONTY. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-20
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).