CORPO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EM MERLEAU-PONTY

Conteúdo do artigo principal

Romana Valente Pinho

Resumo

Corpo, Educação e Pedagogia em Merleau-Ponty é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento educativo e pedagógico de Merleau-Ponty para a sua fenomenologia. Ainda que o Corpo seja uma categoria fenomenológica, ele é, simultaneamente, um elemento principal para compreender como se educa. Desta forma, a teoria da Gestalt constitui-se num fundamento para se compreender o mundo da criança (que difere da natureza da criança). A análise da teoria da educação e da metodologia pedagógica de Merleau-Ponty revela os princípios filosóficos, fenomenológicos e ontológicos que atravessam toda a obra do filósofo francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pinho, R. V. (2015). CORPO, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EM MERLEAU-PONTY. Cadernos De História Da Educação, 13(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/29217
Seção
Artigos