PRÁTICAS EDUCATIVAS E INTERNAMENTO DE JOVENS EM PORTUGAL NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX - A COLÓNIA AGRÍCOLA CORRECIONAL DE VILA FERNANDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Inaugurada em 1895 junto a Elvas, a Colónia Agrícola Correcional de Vila Fernando procurava a regeneração de jovens por meio do trabalho, buscando também acabar com as péssimas condições a que estavam sujeitos os jovens ao serem encarcerados com os adultos, nas cadeias do país. Analisaremos, no período compreendido entre finais do século XIX e início do século XX, os diferentes processos educativos presentes no quotidiano da instituição, nas práticas do trabalho, da formação profissional e do ensino escolar, procurando averiguar, numa perspetiva histórico-pedagógica, de que modo a instituição foi capaz de conciliar o carácter disciplinador do trabalho com a reintegração social.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Delgado, P., Lopes, M. H., & Oliveira, J. A. (2015). PRÁTICAS EDUCATIVAS E INTERNAMENTO DE JOVENS EM PORTUGAL NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX - A COLÓNIA AGRÍCOLA CORRECIONAL DE VILA FERNANDO. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-18
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).