A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA - RIO DE JANEIRO

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Nailda Marinho

Resumo

O artigo destaca o uso e o potencial da fotografia como fonte para os estudos no campo da história da educação, mais especificamente para o estudo sobre a escola profissional feminina instituída no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Para isso, aponta a coleção fotográfica de Augusto Malta contida no acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro como fonte privilegiada. Entende que o uso desse tipo de fonte como possibilidade de análise do objeto de estudo, só foi possível a partir do surgimento da história nova. Porém, esse uso deve estar associado a um trabalho de relações com outros tipos de fontes, tais como: relatórios, correspondência, jornais, revistas e outros documentos escritos ou não escritos.

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Como Citar
Marinho, N. (2015). A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA - RIO DE JANEIRO. Cadernos De História Da Educação, 13(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/29213
Seção
Artigos