A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA - RIO DE JANEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo destaca o uso e o potencial da fotografia como fonte para os estudos no campo da história da educação, mais especificamente para o estudo sobre a escola profissional feminina instituída no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Para isso, aponta a coleção fotográfica de Augusto Malta contida no acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro como fonte privilegiada. Entende que o uso desse tipo de fonte como possibilidade de análise do objeto de estudo, só foi possível a partir do surgimento da história nova. Porém, esse uso deve estar associado a um trabalho de relações com outros tipos de fontes, tais como: relatórios, correspondência, jornais, revistas e outros documentos escritos ou não escritos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Marinho, N. (2015). A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA - RIO DE JANEIRO. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-16
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).