CIRCULAÇÃO DE MODELOS SOCIOPEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PORTUGAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre circulação de modelos sociopedagógicos em Portugal no início do século XX. Focaliza experiências, no campo da educação escolar, que foram veiculadas na imprensa pedagógica local direcionada aos professores do ensino primário. Objetiva identificar as representações de escola que conformam tais experiências, bem como as que se depreendem dos comentários e análises daqueles que as deram a conhecer. A análise restringiu-se à "Revista de Periódicos", uma seção da revista Educação, que foi publicada pela Sociedade Promotora de Escolas, ao longo de 1913. A Redação dessa revista estava sob a responsabilidade de professores da Escola Oficina nº 1 de Lisboa, instituição criada em 1905 e mantida pela mesma Sociedade. Dentre outras particularidades, essa escola reuniu alguns dos principais protagonistas dos movimentos políticos e sociais no início do século XX em Portugal, como maçons, republicanos e anarquistas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Barreira, L. C. (2015). CIRCULAÇÃO DE MODELOS SOCIOPEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PORTUGAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-15
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).