ESCOLAS DE ARTES E OFÃCIOS MECÂNICOS EM MINAS GERAIS EM FINS DO IMPÉRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata das escolas de ensino de ofícios mecânicos em Minas Gerais nas últimas décadas do Império, período em que cresce a discussão sobre a necessidade do ensino profissional não só na Província como no País. Analisa as primeiras iniciativas efetivas direcionadas ao ensino industrial-manufatureiro, instaladas em Minas a partir de fins da década de 1870 - os Institutos de Educandos Artífices e os Liceus de Artes e Ofícios do Serro e de Ouro Preto -, bem como a discussão das elites políticas e intelectuais mineiras em torno da questão. É nosso objetivo compreender como e porque essas escolas passaram a fazer parte da pauta de discussão das elites mineiras, quais as expectativas e representações se criaram em torno delas, quais os sujeitos envolvidos nesse processo bem como alguns aspectos da organização das escolas de ensino de ofícios, sua relação com o Estado e com a sociedade mineira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Chamon, C. S. (2015). ESCOLAS DE ARTES E OFÃCIOS MECÂNICOS EM MINAS GERAIS EM FINS DO IMPÉRIO. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-11
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).