O ENSINO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa a constituição do campo científico da História da Educação na Universidade de Lisboa, abordando a presença da História da Educação nos planos de estudo dos cursos de formação de professores e outros cursos, destinados a públicos diferentes, assim como a investigação desenvolvida, os projetos financiados e as obras publicadas, principalmente após meados do séc. XX. Os principais nomes deste universo são realçados, pelo papel que desempenharam na afirmação da disciplina e da área. Num tópico preliminar, aborda-se brevemente a presença da História da Educação nas primeiras décadas de formação de professores e os manuais que então foram publicados. Em seguida, desenvolve-se a legitimação desta área na Universidade de Lisboa, pela ação dos seus docentes (antes de 1974) e pela diversificação de oferta formativa. No final, aborda-se a vitalidade que marca o campo a partir da década de 1980 e a sua internacionalização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Mogarro, M. J. (2015). O ENSINO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-7
Edição
Seção
DOSSI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).