A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS: A ESCOLA NORMAL REGIONAL MUNICIPAL CORONEL QUIRINO (1954-1961)

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Maria da Felicidade Alves Urzedo

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa no campo da História de Educação. Foi desenvolvida em Quirinópolis, Goiás, por meio do exame da Escola Normal Regional Municipal Coronel Quirino, no período de 1954 a 1961. Focaliza a instituição escolar como espaço de formação de professores primários. A análise desdobra-se para compreender seu processo de criação e expansão, observando, sobretudo, a infra-estrutura, os discentes, os docentes, as práticas e os saberes construídos. A abrangência do período estudado deve-se ao fato de que 1954 é o ano de criação da Escola Normal e de que, em 1961, forma-se a última turma de alunos. Os resultados alcançados pela pesquisa conferem à instituição um papel importante no desenvolvimento econômico, político, social e cultural da cidade, consolidando o ensino primário e o ginasial no município, abrindo possibilidades de ampliação da escolaridade dos jovens que almejavam uma formação universitária.

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Como Citar
Urzedo, M. da F. A. (2008). A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS: A ESCOLA NORMAL REGIONAL MUNICIPAL CORONEL QUIRINO (1954-1961). Cadernos De História Da Educação, 6. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/280
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Artigos