O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta alguns deveres específicos, propostos pelo governo do Estado de Minas Gerais para o professor da escola primária no período de 1906 a 1927, a fim de torná-lo um agente de produção e reprodução de pressupostos de modernidade e progresso. Para efeito analítico, os deveres docentes foram agregados em três categorias - higienistas, nacionalistas e pedagógicas -,a partir da legislação e de mensagens dos presidentes do Estado. Em suma, dois aspectos foram constatados. De um lado, o Estado para ser moderno viu-se obrigado a incluir uma organização racional e hierárquica do ensino e da carreira docente, e, do outro, a valer-se de estratégias de controle do trabalho docente, ainda que, quase sempre, esbarrasse nas resistências dos sujeitos que participavam do cotidiano escolar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Freitas, V. G. P. de, & Durães, S. J. A. (2014). O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927). Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-20
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).