A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto trata da origem e da atuação da escola comunitária teuto-brasileira, implantada pelos imigrantes alemães colonizadores de regiões do Rio Grande do Sul, mantida e ampliada por seus descendentes até a nacionalização do ensino decretada em 1938. O foco do trabalho está na educação das colônias católicas, especialmente no que diz respeito à sua diretriz metodológica. É apresentado um estudo sobre as orientações didático-pedagógicas na década de 1920, que demonstram o elevado nível de reflexão e de organização das atividades das escolas comunitárias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Strieder, D. M., & de Carvalho, A. M. P. (2014). A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-6
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).