O MOVIMENTO PELA ESCOLA NOVA EM SANTA CATARINA: FORMAÇÃO DOCENTE E MODERNIZAÇÃO DO ENSINO (1930)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Santa Catarina buscou, a partir da década de 1930, ajustar seu debate pedagógico as discussões sobre escola nova no país. No processo de modernização, foi criado o Departamento de Educação que se dedicou a causa pedagógica da renovação. Agregando importantes intelectuais, o Departamento foi responsável pela criação do evento 'Semanas Educacionais', cujo objetivo era difundir os novos métodos pedagógicos entre os professores que já lecionavam nas escolas primárias. UtilizandoÂse da dicotomia entre novo e velho, o discurso renovador em Santa Catarina proferia a necessidade de superação do anacronismo da escola tradicional por meio da utilização de novas técnicas de ensino. O movimento renovador no estado catarinense operou a apropriação de alguns dos elementos do movimento nacional, dedicandoÂse a introduzir as bases científicas na formação de professores com ênfase na mudança do pensamento pedagógico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Bombassaro, T. (2009). O MOVIMENTO PELA ESCOLA NOVA EM SANTA CATARINA: FORMAÇÃO DOCENTE E MODERNIZAÇÃO DO ENSINO (1930). Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2286
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).