EDUCAÇÃO, PROGRESSO E OBEDIÊNCIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SERTÃO DAS MINAS GERAIS EM MEADOS DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consiste num estudo acerca da Escola Normal de Porteirinha, localizada no norte de Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é analisar a política de formação de professores na referida escola, no período compreendido de 1968 a 1971. Utilizando como técnica de pesquisa, a análise documental, foram levantados documentos originais, como: currículos implementados no período, livro de ponto de professores, biografias, diplomas, regimento interno, resoluções, leis e decretos. A partir do estudo, concluímos que os componentes políticoÂcurriculares da Escola Normal procuraram cumprir um papel fundamental na concretização dos princípios ideológicos da ditadura militar. Estas concepções nortearam a seleção dos conteúdos de ensino e revelaram a configuração de um projeto políticoÂsocial 'civilizador' para o homem e a mulher norteÂmineiros, o que nos permitiu apontar e abordar algumas práticas (des)educativas empregadas na época.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Filho, J. P. P., & Silva, W. F. (2009). EDUCAÇÃO, PROGRESSO E OBEDIÊNCIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SERTÃO DAS MINAS GERAIS EM MEADOS DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2283
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).