ASPECTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ASILO DOS EXPOSTOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, 1902Â-1950
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa as práticas pedagógicas na escola do Asilo dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Esta Instituição fez parte do processo de recolhimento e assistência à criança abandonada na cidade de São Paulo durante os quase duzentos anos de existência. Seguindo esta perspectiva buscamos detalhar as práticas pedagógicas ministradas a essas crianças na escola existente no interior da Instituição. As fontes de pesquisa são, basicamente, os Relatórios da Mordomia, escritos pelos administradores do Asilo, os mordomos dos expostos. Porém, outras fontes primárias são analisadas como jornais, cadernos, anuários de ensino e legislação educacional na perspectiva de entender a política de assistência à infância em São Paulo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rocha, J. F. T. da, & Kuhlmann Jr, M. (2009). ASPECTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ASILO DOS EXPOSTOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, 1902Â-1950. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2282
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).