A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÚTUO NA CASA PIA DE LISBOA (1820­-1859)

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Carlos Manique da Silva

Resumo

Durante as primeiras décadas de Oitocentos, algumas elites consideram o ensino mútuo o sistema ideal para estender a educação às camadas populares. Tal pressuposto assenta, fundamentalmente, na economia de meios e de custos. O modelo conhece uma difusão rápida e abrangente, sendo, no entanto, efémero o seu sucesso. Este estudo analisa a tensão entre o modelo universal de conhecimento e a sua apropriação num contexto socio­histórico específico - a Casa Pia de Lisboa. O que se pretende, no essencial, para o período que decorre entre os anos de 1820 e 1859, é questionar os factores que determinaram adaptações locais; avaliam­se também as evoluções do método e a eficácia do ponto de vista da quantidade e da qualidade das aprendizagens efectuadas.

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Como Citar
Silva, C. M. da. (2009). A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÚTUO NA CASA PIA DE LISBOA (1820­-1859). Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2277
Seção
Artigos