OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Essa comunicação refereÂse à pesquisa desenvolvida no período de 2006 a 2008. Objetiva demonstrar o processo de disciplinarização da Matemática no Brasil, por meio do exame das mudanças e permanências percebidas no manual didático. A investigação insereÂse no campo da História das Disciplinas Escolares que possibilita o estudo histórico da educação, em particular da educação Matemática, por meio de novas fontes que poderiam explicar e justificar as mudanças educacionais, sendo fonte preferencial o livro didático. A pesquisa histórica evidenciou que o desenvolvimento da Matemática Escolar também não ocorreu de forma linear, sua consolidação como disciplina foi fruto de tensões, interesses e apelos que havia em um determinado tempo histórico seja no aspecto social, cultural, religioso, político e/ou pedagógico, dependendo da finalidade do discurso oficial e também das práticas pedagógicas efetivamente realizadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Santos, A. C. dos, & Júnior, D. G. (2009). OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2273
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).