O OFÍCIO DE ALFABETIZAR: O MAGISTÉRIO COMO PROFISSÃO

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Andréia Demétrio Jorge Moraes
Sônia Maria dos Santos

Resumo

Este texto vincula­ se à pesquisa "História e ofício de alfabetizadoras: Ituiutaba 1931­1961", esta é caracterizada no âmbito da produção historiográfica correspondente à história da formação docente das professoras alfabetizadoras que atuaram no município de Ituiutaba­MG no período entre 1931 a 1961, período pelo qual o país passava por  dificuldades quanto à alfabetização da população e quanto à formação dos professores, principalmente nas cidades  do interior que é o foco desse estudo. Com o auxílio da história oral, procuro revelar por meio dos depoimentos dos sujeitos que vivenciaram esse momento histórico onde e como se deu a formação docente das alfabetizadoras do período em questão. A pesquisa contempla e caracteriza três importantes instituições que se ocuparam da formação docente no período.

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Como Citar
Moraes, A. D., & Santos, S. M. (2009). O OFÍCIO DE ALFABETIZAR: O MAGISTÉRIO COMO PROFISSÃO. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2272
Seção
Artigos