"ARCHIVOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO" (1935-1937): O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA PESQUISA EDUCACIONAL NO IEUSP

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Viviane Lovatti Ferreira
Laurizete Ferragut Passos

Resumo

Nas últimas três décadas, a investigação sobre impressos pedagógicos vem se apresentando como um campo de pesquisa em diversos países em uma tentativa de se compreender o âmbito da profissionalidade docente. Este artigo analisa o breve percurso dos Archivos do Instituto de Educação, periódico do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo que foi publicado entre 1935 e 1937. Essa revista procurou emitir suas concepções sobre escola, educação e sociedade, de acordo com certos valores ao campo educacional, atestados por seus objetivos manifestados: divulgar o projeto de educação renovada que permeava o trabalho desenvolvido no Instituto de Educação da USP, subsidiar a formação do professor secundário e contribuir com a produção da pesquisa educacional. Com isso, o periódico acabava dando visibilidade ao corpo docente do Instituto e contribuindo para trazer reconhecimento à Educação como campo de conhecimento científico.

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Como Citar
Ferreira, V. L., & Passos, L. F. (2013). "ARCHIVOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO" (1935-1937): O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA PESQUISA EDUCACIONAL NO IEUSP. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21719
Seção
Artigos