"ARCHIVOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO" (1935-1937): O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA PESQUISA EDUCACIONAL NO IEUSP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas últimas três décadas, a investigação sobre impressos pedagógicos vem se apresentando como um campo de pesquisa em diversos países em uma tentativa de se compreender o âmbito da profissionalidade docente. Este artigo analisa o breve percurso dos Archivos do Instituto de Educação, periódico do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo que foi publicado entre 1935 e 1937. Essa revista procurou emitir suas concepções sobre escola, educação e sociedade, de acordo com certos valores ao campo educacional, atestados por seus objetivos manifestados: divulgar o projeto de educação renovada que permeava o trabalho desenvolvido no Instituto de Educação da USP, subsidiar a formação do professor secundário e contribuir com a produção da pesquisa educacional. Com isso, o periódico acabava dando visibilidade ao corpo docente do Instituto e contribuindo para trazer reconhecimento à Educação como campo de conhecimento científico.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Ferreira, V. L., & Passos, L. F. (2013). "ARCHIVOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO" (1935-1937): O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA PESQUISA EDUCACIONAL NO IEUSP. Cadernos De História Da Educação, 11(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21719