EM BUSCA DA ESCOLA PÚBLICA: TENSIONAMENTOS, INICIATIVAS E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA REGIÃO COLONIAL ITALIANA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto aborda a dinâmica do processo escolar entre imigrantes e seus descendentes, estabelecidos na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. A pesquisa abrange o período de 1875 a 1930. Como eixo de investigação está a compreensão da importância, do sentido e da busca pela escola pública. Traz a lume as ações de famílias, comunidades, cônsules, congregações religiosas e autoridades públicas que, marcados por intensas relações de poder, atuaram em prol da escolarização. Problematiza a importância da escola pública vislumbrando as iniciativas em três modalidades: escolas étnico-comunitárias, públicas e confessionais. Utiliza documentação diversificada como relatórios, fotografias, cartas, jornais e atas. A análise considerou os pressupostos da "Nova História", pelo viés da História Cultural. Conclui-se que a intensa dinâmica vivida em prol da escolarização na Região, construiu as bases do sistema escolar público atual nos municípios em estudo, o que denota a importância da escola, juntamente com a família e a religiosidade, na educação dos sujeitos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Luchese, T. (2013). EM BUSCA DA ESCOLA PÚBLICA: TENSIONAMENTOS, INICIATIVAS E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA REGIÃO COLONIAL ITALIANA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21718
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).