O ENSINO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DE PROFESSORES E ALUNOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo foi escrito a partir da análise de programas da disciplina, entrevistas com professores e aplicação de questionário com alunas. Aborda questões referentes ao ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica. Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação e a aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo da História. Nesse sentido, a preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Nogueira, M., & Oliveira, S. R. F. de. (2013). O ENSINO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DE PROFESSORES E ALUNOS. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21713
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).