INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar como a educação nova no documento: A Reconstrução Educacional no Brasil: Ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova concebe a infância e como ela está situada nesse projeto social, isto é, quais são as referências para se pensar uma nova infância, cujo potencial é essencial para consolidar o projeto de modernização do país. A partir da definição das diretrizes filosóficas e pedagógicas que propõe transformar a escola tradicional numa escola viva aos anseios sociais, a criança é considerada elemento fundamental no movimento de renovação pedagógica. Portanto, ao longo do debate sobre a concepção de infância, de escola e educação defendida pelos pioneiros, foi possível identificar algumas contradições, do nosso ponto de vista, que desmitificam a ideia de uma infância e criança homogênea capaz de aprender pelos seus próprios interesses e necessidades; uma infância autônoma e livre de interferências externas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, M. A. G. de, & Neto, A. Q. (2013). INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21710
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).