O PENSAMENTO EDUCACIONAL CATÓLICO RESTAURADOR - UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS PONTIFÃCIOS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem o propósito de apresentar algumas reflexões a respeito do pensamento católico veiculado durante a primeira república no Brasil e, nesse sentido, tem como objeto de análise, as cartas encíclicas escritas e publicadas pelos papas Pio X, Bento XV Pio XI (1903- 1921). Objetivou-se, portanto, entender o teor do movimento restaurador da Igreja que fundamentou a vinda das congregações européias, especificamente aquelas que se dedicaram à educação no Brasil. A análise das cartas encíclicas, entrecruzada à história das ideias religiosas no Brasil, permite afirmar que a Igreja ensejou formar o homem republicano e católico, combater o laicismo e manter a sociedade elitista íntegra. Desse modo, ocupou a posição de vanguarda da mesma, em detrimento de outra visão que buscasse outras possibilidades para uma sociedade menos desigual e injusta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, L. H. M. de M. (2013). O PENSAMENTO EDUCACIONAL CATÓLICO RESTAURADOR - UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS PONTIFÃCIOS NA PRIMEIRA REPÚBLICA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21709
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).