OS GRUPOS ESCOLARES MINEIROS COMO LUGAR DE DISCIPLINA E HIGIENIZAÇÃO DOS CORPOS

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Sarah Jane Alves Durães
Fátima Rita Santana Aguiar

Resumo

No Brasil, algumas estratégias de controle social passaram a ser utilizadas sobretudo mediante instalação da República. Por meio do pensamento higienista, a investida do saber médico no corpo individual e social veio (re)dimensionar diferentes concepções de espacialidade e temporalidade. Na relação com este aspecto, este texto tem como objeto de análise algumas estratégias de disciplina e higienização dos corpos que foram utilizadas pelos reformadores educacionais durante o processo de implantação dos grupos escolares no Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, tem como principal argumento que tal processo se deu mediante (re)produção de diferentes discursos e práticas de espaços e tempos escolares.

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Como Citar
Durães, S. J. A., & Aguiar, F. R. S. (2009). OS GRUPOS ESCOLARES MINEIROS COMO LUGAR DE DISCIPLINA E HIGIENIZAÇÃO DOS CORPOS. Cadernos De História Da Educação, 7. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1899
Edição
Seção
Dossiê - A História da Educação em Minas Gerais: investigações recentes