A PSICOLOGIA EDUCACIONAL E O ENSINO DA PAIXÃO, DO PRAZER E DA DOR (MINAS GERAIS - 1920-1960)

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Maria Madalena Silva de Assunção

Resumo

A partir dos conteúdos dos livros didáticos utilizados na disciplina Psicologia Educacional no curso normal, entre as décadas de 20 a 60 do século XX, selecionei, para estudo, os temas paixão, prazer e dor de modo a analisar como estes temas sustentavam as discussões relativas à afetividade. Foram selecionados livros de 11 (onze) autores, sendo 11 (onze) títulos e 41 (quarenta e uma) edições. O livro didático, no período tratado, tem um significativo valor na formação de professoras, por isso a importância de se conhecer como as questões concernentes aos sentimentos e afetividade foram apresentadas às alunas. Essa discussão introduz a idéia do que deveria ser buscado e do que deveria ser evitado; a dimensão moral presente nessas discussões pode ter contribuído substancialmente para a constituição de um modo de pensar, de ser, de sentir, de viver as relações afetivas e a futura prática docente.

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Como Citar
Assunção, M. M. S. de. (2009). A PSICOLOGIA EDUCACIONAL E O ENSINO DA PAIXÃO, DO PRAZER E DA DOR (MINAS GERAIS - 1920-1960). Cadernos De História Da Educação, 7. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1896
Edição
Seção
Dossiê - A História da Educação em Minas Gerais: investigações recentes