A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UMA RELAÇÃO NECESSÃRIA
Main Article Content
Abstract
O texto discute a relação entre a história, a memória e a instituição escolar a partir das reflexões que o processo de buscar fontes, analisá-las e interpretá-las segundo o referencial teórico, ensinaram sobre o modo como se constituiu a instituição da escola elementar na província do Paraná (1854-1889). Tais reflexões resultam do trato com documentos oficiais: relatórios e ofícios da instrução pública (Presidentes da Província, Inspetores Gerais da Instrução Pública e professores que atuavam nas escolas) preservados pelo Arquivo Público do Paraná. Para o aprofundamento da análise utilizou-se Le Goff, Saviani, Magalhães, Farge, Bloch, Thompson e Ciavatta. As reflexões procedem da posição que os professores demonstram originada pela atuação nas escolas. Conclui-se que, embora os dados apresentados pelos dirigentes no final do período provincial apontassem para o fracasso da educação escolar, em verdade o trabalho dos professores já contribuíam para o processo da instituição da escola elementar na Província.
Article Details
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
How to Cite
Miguel, M. E. B. (2012). A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UMA RELAÇÃO NECESSÃRIA. Cadernos De História Da Educação, 11(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17540