SABERES ESCOLARES DO ENSINO SECUNDÃRIO BRASILEIRO NO SÉCULO XIX: O CASO DO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa a formação secundária oferecida pelo Imperial Collegio de Pedro Segundo (CPII), instituição oficial fundada no Rio de Janeiro em 1837. Em especial, tratamos dos saberes escolares que fizeram parte do cotidiano do CPII desde sua fundação até o final da década de 1880. Percebemos que a perspectiva da educação literária marcou as primeiras décadas de trabalho do CPII, momento em que foi enfatizado o ensino das letras. A partir da década de 1870, pela influência de ideias positivistas e cientificistas, produzidas no próprio ambiente do colégio, o CPII teve sua perspectiva pedagógica alterada. Em conclusão, ressaltamos a capacidade produtiva do CPII, instituição educativa que cooperou com a produção e a afirmação de ideias, valores e atores sociais ao longo do século XIX em terras brasileiras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Junior, C. F. F. da C. (2012). SABERES ESCOLARES DO ENSINO SECUNDÃRIO BRASILEIRO NO SÉCULO XIX: O CASO DO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO. Cadernos De História Da Educação, 11(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17530
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).