A "MODERNIDADE" EM UBERLÂNDIA E O ENSINO RURAL
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Abstract
Este artigo analisa a concepção de modernidade difundida no município de Uberlândia-MG no período de 1934 a 1953 e suas implicações para o ensino rural. O nosso objetivo foi demonstrar que esta concepção esteve aliada às representações de desenvolvimento e progresso no âmbito material, estético e humano, fato que tendeu à formação de uma representação social de atraso do meio rural e de suas escolas em relação ao meio urbano. Assim, por meio de artigos e peças de te¬atro publicados em jornais locais e na revista Uberlândia Ilustrada, assim como pelas composições registradas em dois cadernos de um aluno da escola rural Santa Tereza constatamos que a instrução no meio rural representaria um elemento de progresso que transformaria os valores e princípios "primitivos" dos campesinos; mas, aquela escola para ser eficiente deveria equiparar-se à escola urbana em todos os seus aspectos
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Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
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Silveira, T. C. da. (2011). A "MODERNIDADE" EM UBERLÂNDIA E O ENSINO RURAL. Cadernos De História Da Educação, 9(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11462