Trilhas de um (Im)provável caminho: das incertezas da docência às (trans)formações do PIBID no ambiente escolar

Autores

  • Maria Andreia Angelotti Carmo
  • Anderson Aparecido Gonçalves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.44517

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar e refletir sobre ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), uma ação política de formação de professores vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aqui destacamos o PIBID e seu impacto nos ambientes escolares. Para exemplificar, elegemos o vídeo documentário "Educação: transformando realidades", produto de um dos projetos desenvolvidos pelo PIBID Sub projeto História, vinculado a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta parceria propiciada entre universidade e educação básica é compreendida como importante parte do processo de formação de professores dinâmicos e com responsabilidade social.

Biografia do Autor

  • Maria Andreia Angelotti Carmo
    Docente no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
  • Anderson Aparecido Gonçalves de Oliveira
    Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - subprojeto História 2014-2018, Brasil.

Downloads

Publicado

08-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"

Como Citar

Trilhas de um (Im)provável caminho: das incertezas da docência às (trans)formações do PIBID no ambiente escolar. (2018). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.44517