Memória em chamas

imagens do Brasil de 2021 em sua historicidade ardente

Autores

  • Lucas Manuel Mazuquieri Reis Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v35n2.2022.67011

Resumo

Buscando compreender o impacto das práticas visuais na historicidade contemporânea, esse texto estuda algumas imagens produzidas no Brasil de 2021: as fotografias do incêndio da Cinemateca Brasileira, a obra de net-art Ditamapa, o incêndio da estátua de Borba Gato, a depredação do Escadão Marielle Franco e sua posterior restauração.  Investigamos como os arquivos visuais destes eventos ajudam a pensar os embates entre as políticas de memória que dão forma à nossa condição histórica, considerando que as imagens não apenas representam a experiência vivida, mas são também agentes produtores de experiências no real.

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Biografia do Autor

Lucas Manuel Mazuquieri Reis, Unicamp

Lucas Manuel Mazuquieri Reis é graduando do curso de Comunicação Social – Midialogia, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em teoria e estética do cinema, cultura visual, teoria da imagem e teoria da arte. Entre 2020 e 2021 desenvolveu o projeto de Iniciação Científica “Por uma análise d’O Discurso Cinematográfico”, fomentado pela Fundaçãoo de Amparo à Pesquisa do Estado de S.o Paulo (Fapesp), no qual estudou os sentidos disseminais do tensionamento estético-político entre transparência e opacidade, buscando uma aproximação de seu uso na análise de discurso e na teoria do cinema de Ismail Xavier.

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Publicado

26-12-2022

Como Citar

Mazuquieri Reis, L. M. (2022). Memória em chamas: imagens do Brasil de 2021 em sua historicidade ardente. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 35(2), 120–150. https://doi.org/10.14393/cdhis.v35n2.2022.67011

Edição

Seção

Dossiê: Historicidade e formas de representação da experiência