Trilhas de um (Im)provável caminho: das incertezas da docência às (trans)formações do PIBID no ambiente escolar

Autores

  • Maria Andreia Angelotti Carmo
  • Anderson Aparecido Gonçalves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.44517

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar e refletir sobre ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), uma ação política de formação de professores vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aqui destacamos o PIBID e seu impacto nos ambientes escolares. Para exemplificar, elegemos o vídeo documentário "Educação: transformando realidades", produto de um dos projetos desenvolvidos pelo PIBID Sub projeto História, vinculado a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta parceria propiciada entre universidade e educação básica é compreendida como importante parte do processo de formação de professores dinâmicos e com responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Andreia Angelotti Carmo

Docente no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Anderson Aparecido Gonçalves de Oliveira

Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - subprojeto História 2014-2018, Brasil.

Downloads

Publicado

08-12-2018

Como Citar

Carmo, M. A. A., & Oliveira, A. A. G. de. (2018). Trilhas de um (Im)provável caminho: das incertezas da docência às (trans)formações do PIBID no ambiente escolar. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 31(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v31n1.2018.44517

Edição

Seção

Dossiê: "História, Historiografia e Ensino de História"