Um breve histórico sobre o ensino de História no Brasil

entre história oficial e direito à  história

Autores

  • Adriana de Carvalho Medeiros Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v34n1.2021.42112

Resumo

Na constituição do sistema escolar brasileiro, é possível perceber que a educação popular, via de regra, não foi considerada como assunto primordial. Neste sentido, a disciplina de História foi integrada ao currículo escolar como forma de fortalecer e confirmar uma versão positivista e elitista da história, onde a classe trabalhadora não atua como protagonista dos processos sociais. Tal fator, pode ser comprovado ao ser observada tanto nas Diretrizes Curriculares da Educação como nos Parâmetros Curriculares, uma preferência pela História Universal e Nacional e detrimento da História Local. A partir de revisão bibliográfica objetiva-se apresentar uma breve reflexão sobre o panorama em que foi implantado e se desenvolveu o ensino de História no Brasil na Educação Básica, do período colonial até o tempo presente.

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Biografia do Autor

Adriana de Carvalho Medeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui mestrado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela UFTPR e graduação em História pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2005).

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Publicado

26-06-2021

Como Citar

Medeiros, A. de C. (2021). Um breve histórico sobre o ensino de História no Brasil: entre história oficial e direito à  história. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 34(1), 164–194. https://doi.org/10.14393/cdhis.v34n1.2021.42112