Os caminhos sinuosos para uma educação antirracista: o projeto do vereador Carlos Modesto. Ituiutaba no final do século XX

Autores

  • Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior INHIS - UFU
  • Viviane Pereira Ribeiro Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36944

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação antirracista, Ituiutaba

Resumo

O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa atualmente em desenvolvimento e focaliza o ensino de História no contexto da lei federal 10639 do ano de 2003, analisando a possibilidade de uma educação antirracista - que antecede a legislação federal, mas se enquadra naqueles esforços - e destacando as descontinuidades e as incertezas em relação à possibilidade de implementação de projetos educacionais e os seus possíveis efeitos positivos. Focalizamos a tramitação de um projeto elaborado pelo vereador Carlos Modesto em meados da década de 1990, na cidade de Ituiutaba situada no pontal do Triângulo Mineiro, a fim de compreender os percalços que um projeto educacional antirracista enfrenta na prática política.

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Biografia do Autor

Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior, INHIS - UFU

Doutor em História pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: florisvaldo.jr@uol.com.br

Viviane Pereira Ribeiro Oliveira

Graduada em História pela UEMG

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Ribeiro Júnior, F. P., & Oliveira, V. P. R. (2016). Os caminhos sinuosos para uma educação antirracista: o projeto do vereador Carlos Modesto. Ituiutaba no final do século XX. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36944

Edição

Seção

Dossiê