Avanços e desafios no ensino de história africana, afro-brasileira e indígena: dispositivos legais, livros didáticos e formação docente

Autores

  • Luisa Tombini Wittmann
  • Carol Carvalho
  • Gabrielli Debortoli
  • Kerollainy Rosa Schütz

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36102

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Lei 11.645/08, Ensino de História, Formação de professores, Livros didáticos.

Resumo

Este artigo apresenta os dispositivos legais que instituem e regulam o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e aponta entraves e possibilidades para sua implementação. Analisa-se, nesse sentido, livros didáticos de história, destacando a importância de se compreender as populações de origem africana e indígenas como agentes da história do Brasil. Serão também apresentadas experiências pedagógicas de dois cursos de formação continuada de professores - Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora e História dos índios no Brasil - desenvolvidos no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Biografia do Autor

Luisa Tombini Wittmann

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do curso de História e pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde coordena projetos de extensão e de pesquisa na área de História Indígena. E-mail: luwittmann@gmail.com

Carol Carvalho

Graduanda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: carolimac18@gmail.com

Gabrielli Debortoli

Mestranda em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: gddebortoli@gmail.com

Kerollainy Rosa Schütz

Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: hstkeroll@gmail.com

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Wittmann, L. T., Carvalho, C., Debortoli, G., & Schütz, K. R. (2016). Avanços e desafios no ensino de história africana, afro-brasileira e indígena: dispositivos legais, livros didáticos e formação docente. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 29(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v29i1.36102

Edição

Seção

Dossiê