MULHERES, CASAMENTO E POLÍTICA: A ARTISTA E PRIMEIRA-DAMA NAIR DE TEFFÉ

Autores

  • Camila Hildebrand Galetti graduanda em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá
  • Ivana Guilherme Simili professora adjunta do departamento de Fundamentos de Educação da Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19595

Palavras-chave:

Trajetória, Mulheres, Caricaturista, Política, Primeira-Dama

Resumo

O texto problematiza a relação mulher e política, sob o foco de gênero, por intermédio da análise da trajetória de uma esposa de governante. Trata-se do percurso construído por Nair de Teffé, uma artista que, transformada em esposa e em primeira-dama pelos laços de casamento com Hermes da Fonseca, criou mecanismos para participar da vida pública e política, em especial, por meio de charges. Por intermédio do percurso da personagem mostramos como ela encontrou nas caricaturas uma forma de expressão e de comunicação para o que pensava e de como os posicionamentos assumidos publicamente revelam as leituras que tinha sobre o papel da mulher e, por conseguinte, como as concepções detidas combinam com alguns conceitos defendidos pelo movimento/pensamento feminista das décadas iniciais do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Hildebrand Galetti, graduanda em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá

graduanda em Ciências Sociais, sexto período.

Ivana Guilherme Simili, professora adjunta do departamento de Fundamentos de Educação da Universidade Estadual de Maringá.

graduação, mestrado e doutorado em História. departamento: fundamentos da Educação

Downloads

Publicado

12-12-2013

Como Citar

Galetti, C. H., & Simili, I. G. (2013). MULHERES, CASAMENTO E POLÍTICA: A ARTISTA E PRIMEIRA-DAMA NAIR DE TEFFÉ. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19595

Edição

Seção

Dossiê Cultura e poder: experiências contemporâneas